Piercing: saiba os principais riscos do acessório e como evitá-los Má esterilização do material utilizado e falta de cuidados após a perfuração podem levar a quadros de inflamação, lesões dermatológicas e transmissão de doenças
Má esterilização do material utilizado e falta de cuidados após a perfuração podem levar a quadros de inflamação, lesões dermatológicas e transmissão de doenças

No último sábado, uma jovem de 20 anos morreu na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, devido a uma infecção provocada por um piercing . A mãe contou ao GLOBO que Andressa Souza chegou a ficar durante 24 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passar por uma cirurgia depois que a infecção chegou ao cérebro. O caso chama atenção para os riscos dos acessórios e a importância de adotar cuidados necessários para evitá-los.
Caroço No Pescoço: Sintomas E Doenças
Por se tratar de uma perfuração na pele, o processo de colocação do piercing deixa a região mais suscetível a infecções bacterianas, lesões dermatológicas e até mesmo consequências mais graves, como a transmissão de vírus do HIV ou da hepatite B em caso de materiais contaminados que não sejam devidamente esterilizados.
No caso das infecções, quando avançadas podem levar bactérias a se espalharem pela corrente sanguínea e provocar danos em outros órgãos do corpo, como foi no caso de Andressa com o cérebro. Um desses desenvolvimentos mais graves associados ao piercing é a endocardite, quando esses microrganismos infectam o tecido que reveste o coração – embora raro. Outras complicações incluem alergias, sangramentos excessivos e formação de queloides (cicatrizações que formam protuberâncias na pele).
A reação alérgica pode acontecer ao próprio metal da joia, e qualquer corpo estranho no nosso organismo pode levar ao desenvolvimento de um granuloma, que é uma inflamação em forma de nódulo. Existe também o granuloma piogênico, que é acompanhado de um sangramento intenso e demanda um tratamento cirúrgico, explica a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Body Piercing: Perigos E Complicações
A gravidade dos riscos varia ainda de acordo com o local colocado, sendo os genitais e os orais os mais propensos a casos de infecção. Há ainda consequências diferentes baseadas na região do corpo. Segundo um artigo de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicado na revista científica American Journal of Clinical Dermatology, os modelos orais podem levar a dificuldades para comer e falar, salivação excessiva e problemas dentários.
Além disso, assim como os nasais, podem ser aspirados, ainda que seja raro, o que demanda uma remoção cirúrgica. Já os colocados nas orelhas, nos mamilos ou no umbigo são mais suscetíveis a rasgarem a pele do local. Em casos mais graves, os genitais podem levar à infertilidade como consequência de uma infecção grave na região e à obstrução da uretra devido a uma má formação da cicatriz.
Por conta de todos os riscos, os médicos alertam para que o procedimento seja realizado apenas em locais especializados, que utilizem equipamento descartáveis, como agulhas não reutilizáveis e luvas cirúrgicas, e que tenham a devida higienização.
Conheça Os Riscos E As Medidas Essenciais Para Cuidar De Um Piercing Na Boca
“Quando se trata de complicações de piercings, a prevenção é a chave. Os body piercers (nome dado aos profissionais da área) devem ter um histórico médico e social completo para identificar condições que possam predispor um indivíduo a complicações, e os candidatos devem escolher um profissional qualificado para realizar seu piercing”, orientam os pesquisadores americanos.
Além disso, reforçam cuidados para evitar as infecções posteriores ao momento do furo, como não encostar na área com as mãos sujas, não consumir alimentos gordurosos que aumentam as chances de inflamação e manter a região limpa.
Os problemas podem acontecer tanto no momento em que a pessoa coloca o piercing como a médio e longo prazo. Nós sabemos que nossa pele é colonizada por diversos microrganismos. Eventualmente, estamos com imunidade mais baixa e esses agentes podem se proliferar mais intensamente e provocar uma infecção no local, explica Ana.

Como Cuidar Do Seu Piercing No Lábio: 14 Passos
Também é importante que se evite dormir sobre a área que foi perfurada e que, em caso de sinais de uma possível infecção — como dores e inchaço por um período prolongado e presença de pus — o atendimento médico seja procurado imediatamente.
Especialistas recomendam ainda que, antes de realizar o furo, a pessoa tenha a vacinação de tétano e hepatite B atualizada, pois são doenças que, assim como o HIV, podem ser transmitidas em caso de materiais contaminados. Orienta-se também que não se coloque o item em momentos de baixa imunidade pois essa resposta imune mais baixa dificultará o combate do corpo a possíveis microrganismos que entrem no local.
Entre no canal do Último Segundo noTelegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.Eu tinha um desejo antiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigo de fazer um piercing na orelha, na cartilagem, mas sempre adiei pois morria de medo. Tenho 5 furos no total: 3 na orelha esquerda e 2 na direita. Queria furar a orelha esquerda mais uma vez e por uma linda argola na cartilagem. Só que o tal do Google, toda vez que eu pesquisava sobre o assunto, me aterrorizava ainda mais e eu desistia. Procurar fotos de piercing pode ser bem traumatizante. Além disso, li alguns depoimentos que falavam que doía demais, que inflamava, que dava quelóide gigante, que podia pegar um nervo, ficar com a cara torta aff… milhões de coisas que me fizeram adiar esse desejo por vários anos!
Curso De Piercing E Tattoo Na VisÃo Da Medicina Chinesa
Só que chega um momento que a vontade fica incontrolável e resolvi procurar inspirações não mais no terrível Google, mas sim no doce Pinterest e achei isso…
Minhas musas inspiradoras de piercing na cartilagem da orelha sempre foram Guilhermina Guinle, Carolina Ferraz (não achei foto boa) e a Gisele Bundchen. Só as divas, as finas, as classudas.
![]()
Procurei indicações de lugares bacanas e seguros em BH (porque né, a gente tem que se preocupar com a higiene, tem que confiar, o rapaz do piercing tem que saber das coisas…) e a Renata do blog Eu Amo Chanel me deu A dica: Pietá Tatoo na Savassi (Rua Paraíba, 1441). Antes de ir, liguei para perguntar como era, se precisava tomar algum remédio antes (a precavida), se tinha que ter muito cuidado depois, se a orelha poderia cair, coisas assim rs. Quem me atendeu foi o Sidney e ele super me acalmou falando que não era nada do outro mundo e para eu ficar tranquila pois era algo muito simples.
Manual Do Piercing
Ok, juntei toda minha coragem e fui lá. Escolhi uma argolinha dourada (claaaaaaaaaaaaaaaaro né? Perua que é perua tem que usar dourado) e esperei uma meia hora para esterilizar o brinco. Nisso eu tremia, suava, imaginava rotas de fuga e pensava na dor que eu iria sentir nos próximos meses. Mas desejo é desejo, tinha que superar isso.
O local é SUPER limpinho! No andar de cima, onde fazem as tatuagens e os piercings, fiquei surpresa com a organização e higiene, tudo em ordem, nada fora do lugar. Já fiquei bem mais tranquila. Durante os preparativos do piercing, o Sidney disse que ficaria melhor na orelha direita, mas eu queria na esquerda. Ok né. Mostrei a foto da Guilhermina para ver a altura do brinco. Ele marcou a posição na orelha com uma caneta, mostrou, concordei com o local do furo e pronto: “
Bom, o Sidney foi muito paciente comigo, mostrou a agulha antes para eu ver que estava nova e lacrada, que ele estava abrindo naquele momento e eu mal olhei, não queria ver o tamanho daquilo. Então ele narrou o que ia fazendo:
Entenda Os Riscos E Os Cuidados Necessários Ao Colocar Um Piercing Na Boca
Só senti a orelha queimando muito. Depois ele colocou a argola, o que incomodou um pouco. Nossa, me achei a pessoa mais corajosa do mundo!! Levantei e não podia estar mais feliz e orgulhosa hahaha! Pronto, missão piercing na cartilagem cumprida! E as demonstrações de higiene continuaram, logo depois de furar, o Sidney fez questão de mostrar a agulha usada sendo jogada fora (naquelas caixinhas que laboratórios usam, sabe?) e o tempo todo usou luvas. Curti e indico DEMAIS!

Os cuidados do piercing: usar um spray de andiroba 3 vezes por dia, não mexer no brinco, tomar cuidado ao pentear o cabelo e ao dormir. Tenho que ficar com essa argola pelo menos 3 meses e só depois vou poder colocar meus “
Agora tenho 6 furos na orelha e já estou pensando em mais um para ficar com meu número da sorte, 7. Só não sei onde, talvez na parte lisa (um brilhantinho) ou no tal do tragus (essa abinha da orelha).
Piercing Orelha Cartilagem Prata 925 8mm Argola Argolinha P1
Fiz ontem e estou cuidando direitinho. Não inchou e nem vermelho está! Mas se encostar dói um pouco. Bem tranquilo mesmo, MAS, como o Google já fez questão de mostrar, existem casos com complicações sim… e algumas bem feias.
Ah, fuçando na net já pensando por qual jóia substituir a argola daqui uns meses, achei uma loja MUITO bacana, a Maria Tash que fica em NY (
Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.
![]()
Fiquei Paraplégica Por Causa De Um Piercing'
Guia de Estilo – 5 Tecidos Para Alfaiataria Beleza – Unhas Para Copa! Guia de Estilo – Jaquetas Bordadas Tendência – Corset Jeans Guia de Estilo – Chemise! Guia de Estilo
0 Komentar